• Morre José Monserrat, fundador do Clube de Criação do Rio

    José Monserrat Filho (1978)

    Somente agora soubemos do falecimento, em 30 de dezembro último, aos 84 anos, de José Monserrat Filho, fundador e primeiro presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Gaúcho de Porto Alegre, nascido a 11/09/1939, Monserrat formou-se em direito internacional, estudando em Moscou. Em comunicação entrou como jornalista, mas, por conta de seu texto, foi levado para a propaganda em 1967 por outro gaúcho, seu ex-colega de colégio Flávio “Faveco” Correia, inicialmente para os escritórios da Denison e da Standard em Porto Alegre.

    Transferindo-se para o Rio, trabalhou na Standard (67/71), Norton (71), Denison (71/74) e Caio (74/84), como redator, diretor de criação e VP de criação.

    Em 1975, liderou um grupo de 23 publicitários na criação do CCRJ, que presidiu até 1977. Foi o idealizador da campanha pela nacionalização do cartaz de cinema dos filmes estrangeiros e promotor dos concursos de cartazes de filmes estrangeiros (“King Kong” e outros).

    Como sempre foi envolvido com questões políticas, mobilizou o Clube de Criação em campanhas como a volta à democracia e ao estado de direito. E batizou a primeira premiação de peças publicitárias do CCRJ, entre 1981 e 1983, com o nome de “Prêmio Eleições Diretas”, uma óbvia referência ao momento político brasileiro.

    Como criativo, chegou a receber da ABP o prêmio de “Destaque de Redação Publicitária”. Em 2018, o Colunistas Rio lhe concedeu o Prêmio Contribuição Profissional, pelo histórico de realizações a favor do mercado criativo carioca.

    José Monserrat Filho recebe das mãos do presidente do CCRJ, Pedro Portugal, seu diploma do Prêmio Contribuiçãio Profissional
    José Monserrat Filho recebe das mãos do presidente do CCRJ, Pedro Portugal, seu diploma do Prêmio Contribuição Profissional,, em 2018.

    Depois de mais de 35 anos como publicitário, foi se dedicar a trabalhar na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde foi diretor da revista “Ciência Hoje” e editor do “Jornal da Ciência” (em papel e eletrônico).

    Monserrat, ao final de sua vida, vinha enfrentando o Mal de Parkinson, com várias internações ao longo dos últimos anos. Na última, não mais resistiu.

    (Foto de José Monserrat Filho em 1978)

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×